
Programa Gol de Placa: todas as terças e quintas, às 17h
Hoje é um dia histórico para o Brasil. Depois de algum tempo tramitando na Câmara dos Deputados Federais, com consultas ao Supremo Tribunal Federal, seguindo um rito legal imposto por essa instância superior do Poder Judiciário, eis que o Senado Federal decidiu dar continuidade ao processo de impedimento da Presidente da República por, na denúncia que três cidadãos apresentaram a essas instâncias superiores da nação brasileira, ter verificado indícios de crime de responsabilidade a ela imputado ao abrigo da Constituição Federal.
Não é um fato corriqueiro. Trata-se de um fato extraordinário, necessário e legal já que previsto em Lei, sobretudo na Lei Maior. Ainda deverá ser cumprido um novo rito, no Senado Federal, mas tudo indica que a saída definitiva da Presidente seja consumada. Inclusive o Brasil já tem novo governo de quem a maioria dos brasileiros espera quase que um milagre de tão desesperados estão em vista do caos econômico que a crise política e os erros do governo os levaram.
Bom, isto tudo o mundo tem visto e alguns, muitos, têm vindo a assistir em longas sessões pelas madrugadas adentro. E o que isso tem a ver com crônica esportiva? Tudo a ver! Afinal o Ministério dos Esportes é de suma importância num Governo de um país e será através dele que se promoverão as diretrizes dos diversos esportes, bem como do apetrechamento necessário à sua execução e, ainda, as dotações orçamentárias que os sustentem e os promovam.
Neste quesito há de se salientar que a decisão do Governo, lá atrás, de fazer em nosso país a Copa do Mundo de 2014, que motivou a construção de arenas e estádios de futebol, terá sido uma decisão duvidosa e precipitada na medida em que os custos dessas construções foram altíssimos e contribuíram para as dificuldades encontradas depois pelo governo no fechamento de suas contas.
Não só a Copa do Mundo de Futebol com a construção de Estádios e Arenas mas também, agora, a construção da infra-estrutura para a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Falando nisso: será que o novo Ministro dos Esportes vai tomar pé da situação a tempo de fazer com que os Jogos tenham êxito? Torcemos que sim! E torcemos mais ainda para que o novo Governo consiga o milagre de colocar o país nos trilhos. O Brasil espera isso e os brasileiros merecem mais do isso!
Autor: Carlos da Fonseca
A Crônica do Dia é transmitida durante o Programa Gol de Placa todas terças e quintas-feiras às 17h na Pomerana FM 98,5