
Santa Maria de Jetibá: município, que cresce e já possui mais de 39 mil habitantes, estava sem delegado há meses. Foto: Regiani Kutz/Pomerana FM
Da redação: Elton Luiz Victória
O município de Santa Maria de Jetibá volta a possuir delegado de Polícia Civil. Um profissional foi escolhido após meses de debates e reivindicações de moradores e entidades civis. O novo delegado da cidade, Diego Platyny Lima Bermond, atuava em Santa Leopoldina, onde já respondia pela cidade pomerana.
O retorno de um delegado para a cidade ocorre no momento em que o município, hoje com mais de 39 mil habitantes, acumula elevado índice de violência e inúmeras investigações, com crescente demanda na área de segurança pública. Foi o que observaram entidades como a Associação Comercial e Empresarial (ACE), Conselho Tutelar, Prefeitura e Polícias Civil e Militar reunidas com o Conselho Municipal de Segurança. A designação com nomeação do novo delegado se deu após uma reunião do conselho na última quarta-feira (6) com o Secretário Estadual de Segurança Pública, André Garcia.
A melhora na segurança do município se deve a encontros com lideranças, iniciado nos últimos anos. Em entrevista à Rádio Pomerana na manhã desta segunda-feira (11), o Prefeito Municipal Eduardo Stuhr disse que espera bons resultados. “Não tendo delegado, a Polícia Militar também não trabalha bem. É preciso que ambas estejam bem estruturadas. Acredito que o novo delegado vai se entrosar bem com a comunidade”, afirmou Eduardo.
Um novo escrivão também foi indicado para atuar na cidade e a prefeitura deve contratar mais uma escrivã para atuar exclusivamente nas ocorrências ligadas à violência contra a mulher. Charles Moura Neto, integrante da Comitiva do Conselho Municipal de Segurança disse que a profissional atuará mais próximo às necessidades das mulheres. “Ela trabalhará realizando um tratamento diferenciado a estas cidadãs, fazendo ações direcionadas à violência contra a mulher, pois temos um índice alto de casos aqui no município”, contou Charles. O conselho existe há 2 anos e é formado pela sociedade civil, polícias civil e militar, poderes executivo, legislativo e judiciário.
Recentemente, o município recebeu investimentos na área com o aumento do efetivo policial, a chegada de uma Base do Grupo de Apoio Operacional (GAO) da Polícia Militar no Centro, além de um Destacamento da Polícia Militar inaugurado no ano passado na localidade de Garrafão. Uma nova reunião do conselho, agora também com o novo delegado, está marcada para a próxima quarta-feira (13).
LEIA TAMBÉM: