
Daniel Bissoli em entrevista à Rádio Pomerana: “estamos trabalhando no nosso limite constitucional”. Foto: Regiani Kutz/Pomerana FM
Da redação: Elton Luiz Victória
A Polícia Militar de Santa Maria de Jetibá afirma que a cidade possui policiamento e que o número de ocorrências esteve estável no período de março deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado e também outros meses. Em entrevista à Rádio Pomerana FM na tarde da última quinta-feira (07), o Asp. CMTE Daniel Bissoli, responsável pela Polícia Militar e pelo Grupo de Apoio Operacional (GAO) do município, fez um breve balanço da segurança pública na região.
Segundo o comandante, há um número considerável de ocorrências policiais. No mês de março foram registradas 205 ocorrências apenas no município e cada boletim registrado gera uma demanda de diversos outros serviços especializados. “São ocorrências de trânsito, de tráfico de drogas e furtos, por exemplo. Com o número reduzido de Policiais Civis no município tem dificultado bastante a apuração de boletins e denúncias registradas”, afirmou o policial. De acordo bom Bissoli, o número de crimes se mantém. “Desde que assumi aqui na região há mais ou menos um ano e meio, o número de ocorrências têm regularmente se mantido, o que tem aumentado são as denúncias, registros de ocorrências e o número de prisões, podemos provar isso”, comentou.
Quando perguntado sobre operações policiais, o comandante afirmou que elas continuam ocorrendo. “Os resultados do ano passado foram consideráveis e os deste ano já demonstram que estamos no caminho certo”, disse. A Polícia informou também que o número de policiais do GAO atuando por dia está mantido e não sofreu diminuição. “Instalamos a base do GAO aqui em Santa Maria de Jetibá pelo fato de observarmos uma maior demanda daqui. Inclusive de 70 a 80% do tempo do nosso trabalho fazemos aqui”, respondeu. O efetivo do grupo também atua em outros 5 municípios, como Itarana, Santa Leopoldina e Santa Teresa.
Polícia afirma: “Nosso problema é na maioria com pessoas de fora”
Durante entrevista à Pomerana FM, Daniel aproveitou e pediu aos ouvintes que conheçam melhor as pessoas que estão frequentando pousadas e hotéis. “Nosso problema é na maioria com pessoas de fora”, disse o policial, acrescentando que o fato de o município ser próspero e desenvolvido acaba chamando atenção e atraindo criminosos para a região.
O comandante observou uma mudança no comportamento dos moradores após o início do trabalho de orientação à comunidade prestada pela Polícia em parceria com a Rádio Pomerana em março. “Quero agradecer à população de Santa Maria de Jetibá pelo fato de que depois da última entrevista aqui na emissora, obtivemos um aumento no número de informações e denúncias feitas à Polícia”, afirmou Bissoli. Na ocasião, o comandante também prestou orientações à comunidade e respondeu à perguntas de internautas e ouvintes da rádio.
Para a PM, é necessário que moradores denunciem. “Se algo estiver acontecendo na rua do morador, perto de sua casa e do comércio, ele deve denunciar no 190, ser detalhista com informações e não precisa se identificar. Ele será preservado”, comunicou.

Polícia também atua com DPM na localidade de Garrafão desde o ano passado. Foto: Jota Fernandes/Pomerana FM
Rondas foram intensificadas e foco continua no Centro da cidade
De acordo com Daniel Bissoli, as abordagens foram intensificadas com maior participação do policiamento convencional e reforço do policiamento itinerante. “Esta semana, por exemplo, estamos atuando especificamente, aqui no Centro e os moradores devem ter observado”, afirmou. Daniel também disse que há limitação de recursos para patrulhar também o interior do município, especialmente pelo tamanho do município. “O Policiamento Preventivo nessas regiões de interior se torna um tanto difícil, e então tentamos atender mais a ocorrências e chamados mais concretos nessas localidades, para não desguarnecer primeiro o centro da cidade que tem uma demanda maior e utilizar da melhor forma os recursos limitadíssimos que dispomos”, respondeu.
Sobre perguntas de internautas acerca da demora no atendimento ao telefone do Destacamento da Polícia Militar (DPM), Bissoli agradeceu a colaboração dos moradores com informações e disse que foi verificado um problema técnico no sistema de telefonia do DPM, que foi aperfeiçoado. “Constatamos que o telefone era chamado, mas não tocava. Temos agora um plantonista 24 horas para atender os chamados no telefone e receber a população diretamente no local a qualquer hora”, informou. O telefone para chamados e denúncias é o 190.
Acompanhe o balanço de ocorrências solucionadas em ordem decrescente
Mês de referência: Março/16
Tipo de ocorrência – Número de ocorrências – localidades
- Averiguação de suspeito: 51 ocorrências
- Ações preventivas: 38 (inclui abordagens, visitas e preventivos solicitados)
- Averiguação de suspeito – veículo: 08
- Ameaça: 08 (Belém, S. Seb. Meio, Centro e Rio Possmouser)
- Denúncias: 07
- Lei Maria da Penha – 11.340/2006: 07 (S. Seb. Meio, S. Luís, Santa Luzia e zona rural)
- Vias de fato (briga): 05 (Garrafão, Alto R. Possmouser, Caramuru II, Vila Jetibá e Alto. S. Seb.)
- Furto em residência/condomínio: 05 (Centro, Córrego do Japão e outras localidades)
- Furto em estabelecimento comercial: 04 (São Luís, Centro e Rio Possmouser)
- Ações preventivas – cerco tático: 04 (S. Luis, Vila Nova e Centro)
- Veículos recuperados: 03 (Recreio, S. Luís e Vila Jetibá)
- Cumprimento de mandados: 03 (Alto S. Seb, São Luís e Alto S. Maria)
- Lesão corporal: 03 (Centro e Barracão do rio Possmouser)
- Furtos de bicicleta: 02 (Centro e outro local)
- Furtos em veículo: 02 (Garrafão e Alto Santa Maria)
- Tentativa de roubo: 02 (Córrego do Ouro e Rio Lamego)
- Ocorrências de trânsito – menor na direção: 02 (Centro)
- Suicídio por Arma de Fogo: 01 (Alto Santa Maria)
- Tentativa de suicídio: 01 (Centro)
- Disparo de arma de fogo: 01 (Córrego do Ouro)
- Posse de entorpecentes/maconha: 01 (Rio das Pedras)
- Recuperação de produto de furto/roubo: 01
(Observação: há outras ocorrências diversas, registradas e encerradas não informadas neste balanço. Estes dados são referentes à Março/16 e não são totais)
LEIA TAMBÉM: Polícia prende suspeitos em veículo com arma, munição e droga