A coordenação do Inoves divulgou os projetos semifinalistas do Ciclo 2015 do Prêmio Inoves. Ao todo, foram selecionados 142 trabalhos de equipes do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado.
A Secretaria Municipal de Educação emplacou de uma só vez seis projetos semifinalistas: Concurso Criative-se na Cozinha (criatividade das merendeiras), Consumo Consciente Mit Klaukheit Forbruuke (redução de consumo de água, energia e telefone nas escolas), Proepo (Programa de Educação Escolar Pomerana), Sistema Semáforo (hábitos alimentares saudáveis), Programa de Gestão Democrática Educacional (descentralização da administração) e Centro de Referência de Educação Inclusiva e mais um.

Flávia, Dayana, Marciele e Franciane falaram sobre o prêmio em entrevista à Pomerana FM. Foto: Elton Victória
Já a Secretaria Municipal de Saúde tem mais dois projetos contemplados: Saúde Mental e Atenção Básica – Ações Integradas e Combatendo o Câncer de Mama. Na manhã desta quinta-feira (03) a Rádio Pomerana FM entrevistou as representantes dos projetos Marciele Arrivabeni, Franciane Kempim, Flávia Kruger Tirola e Dayana Lemos de Souza, que falaram sobre a premiação.
Para o secretário de Educação do município, Charles Moura Netto, Santa Maria de Jetibá tem um grande potencial para projetos de inovação. “Temos trabalhado cada setor da Secretaria de Educação para que a cada dia, os resultados sejam melhores e mais atrativos, tanto para o servidor quanto para pais e alunos. Pela primeira vez na história do município temos seis projetos na semifinal do Prêmio Inoves e todos da Educação. Isso quer dizer que estamos no rumo certo e todos os envolvidos estão de parabéns pela confiança, determinação e pelo belo trabalho desenvolvido”, frisou.
Todos os projetos passaram pela avaliação de uma Banca Examinadora, composta por especialistas de diferentes áreas, que levou em conta os seguintes critérios: relevância social do tema e do objetivo; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício.
Outro aspecto analisado pela banca foi o eixo transversal Sustentabilidade, lançado junto à campanha deste ano: A Fonte da Inovação Transforma Tudo. “A relação do tema com o projeto desenvolvido garantiu às equipes pontos extras na avaliação, o que possibilitou assim maior chance de classificação para a semifinal”, ressalta o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.
Para o coordenador, os projetos semifinalistas demonstram que os servidores estão em busca do aprimoramento de suas práticas. “Os trabalhos semifinalistas são aqueles que alcançam pontuação acima da média da edição e caracterizam iniciativas com significativo potencial inovador. Neste ciclo, as equipes atenderam ao chamado do Inoves, demonstrando atenção à questão da sustentabilidade em suas práticas de gestão”, destaca Manoel Carlos.
A última fase do processo consiste na indicação dos projetos classificados para reconhecimento e premiação. Serão três projetos finalistas e um vencedor por categoria, que serão conhecidos na cerimônia de premiação, nesta quinta-feira, 03 de dezembro. Os vencedores receberão prêmio de R$16 mil em equipamentos de informática, além de troféu e terem a sua boa prática divulgada na Revista Inoves.
Fonte: PSMJ