
Projeto visitou a Rádio Pomerana FM para convidar a comunidade a participar das ações. Foto: Fábio, para a Pomerana FM
Da redação: Elton Luiz Victória
Voluntários do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, iniciaram nesta segunda-feira (19) diversas ações em comunidades do município de Santa Maria de Jetibá. Por meio de ações educativas de capacitação, são oferecidas diversas oficinas gratuitas de curta duração aos moradores.
As atividades envolvem higiene da criança, purificação da água, orientação sobre câncer e sobre a importância dos estudos. Os trabalhos visam integrar o conhecimento adquirido por mestres e alunos com a comunidade.
Durante entrevista à Rádio Pomerana FM, professores da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), do Rio Grande do Sul, destacaram a importância da troca de conhecimentos com o trabalho. “É a primeira vez em 50 anos do projeto que o Espírito Santo recebe a gente e é um movimento de integração, onde a gente trabalha, ensina e também aprende. É um trabalho de crescimento muito interessante para os nossos alunos”, disse Fábio, prrofessor voluntário.
Nesta terça-feira (19) haverá oficina com o tema “Pré Natal e 1º Infância” na Unidade de Saúde da localidade de Recreio e a oficina “Purificação da Água” na Secretaria Municipal de Saúde, Centro. As oficinas são gratuitas e abertas à comunidade. Podem participar moradores de todas as idades e não é necessário fazer inscrição. A oficina tem duração de duas a no máximo três horas de duração e ao final o participante recebe um certificado. Outras oficinas estão no cronograma e devem ser divulgadas em breve.
O projeto traz para o município dois professores e oito alunos. Os voluntários também apresentarão o projeto e ações desenvolvidas durante a 36º Festa do Colono, em stand no pátio de festas. Os envolvidos no projeto estarão no município até dia 29 de julho.

Foto: Divulgação/Min. da Defesa
Saiba mais sobre o projeto
O Projeto Rondon surgiu em 1966 no Rio de Janeiro com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, desenvolvimento sustentável, bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias. As ações já foram desenvolvidas em quase 900 municípios e envolveram mais de 19 mil voluntários.
A atuação ocorre sob coordenação do Ministério da Defesa; é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.
É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.
O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública.
As atividades são oferecidas em regiões prioritárias que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços.
Em função de sua grande cobertura territorial, o Rondon tem nas Forças Armadas um parceiro indispensável no apoio logístico. Os grandes deslocamentos são feitos em aeronaves da Força Aérea Brasileira. Os deslocamentos fluviais são proporcionados pela Marinha do Brasil. A concentração, o alojamento, a alimentação, o transporte local, bem como a segurança das equipes, são proporcionados pelas unidades do Exército Brasileiro sediadas nas áreas de operações.