
Morador visitou ponto da represa que geralmente é totalmente coberto por água. Foto: Thiago William
Da redação: Elton Luiz Victória
Mesmo com as recentes chuvas em Santa Maria de Jetibá nos últimos dias, a vazão do Rio Santa Maria da Vitória, responsável pelo abastecimento de parte da Grande Vitória, continua muito baixo, tendo caído de 2.391 litros por segundo no início da semana para 2.212 l/s, índice considerado abaixo do nível crítico.
A informação foi divulgada em boletim de acompanhamento hidrológico nesta quarta-feira (28) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Na última terça-feira, o índice registrado chegou a 1.883 l/s. Foi a primeira vez em 30 dias que o volume de água ficou abaixo de 2 mil litros. Apenas hoje foi observada uma pequena melhora na vazão, com um aumento de pouco mais de 300 l/s.

Pequena melhora foi observada entre os dias 26 e 27 com uma melhora na vazão do rio. Foto: Reprodução/Agerh
No último domingo (25) o fotógrafo Thiago William, morador do município, esteve na Represa Rio Bonito e registrou uma notável queda no volume de água represada. Situação semelhante também foi mostrada no início do mês, quando um ouvinte da emissora relatou a seca observada na região.
A previsão para o município é de chuva a partir da próxima sexta-feira (30). A Climatempo Meteorologia indica um acumulado total de chuva de 47mm nos próximos 7 dias. A possibilidade de chuva aumenta a partir de sábado. Já o Incaper indica a possibilidade de chuva leve ou moderada para todos os próximos dias, entre a tarde e noite. As máximas não passam de 26º.

Foto: Thiago William