Consumidor vai poder rastrear oito produtos vegetais em maio - Pomerana FM
X
Pomerana FM Ouça Agora Veja Agora Image Map
Domingão Sertanejo
Francisco Carioca
de 08h às 14h
Clique para ver a programação completa
Menu

Consumidor vai poder rastrear oito produtos vegetais em maio

| Atualizado: 14/05/2018 às 16:34
Compartilhar:

Consumidor vai poder rastrear oito produtos vegetais em maio

A partir do dia 27 de maio, a rastreabilidade passa ser obrigatória para oito produtos hortifrutícolas, são eles: o mamão, a banana, o tomate, o repolho, o chuchu, o pepino, a beterraba e o inhame. Demais produtos, o prazo se estende para novembro deste ano.

Com isso, o consumidor capixaba poderá ter acesso a informações sobre as etapas de produção, transporte, armazenamento e comercialização de alimentos produzidos ou comercializados no Estado. Contribuindo assim, para a segurança alimentar e o controle de qualidade dos produtos.

A identificação poderá ser realizada por meio de etiquetas impressas, ou escrita à mão, com caracteres alfanuméricos, código de barras, QR Code, ou qualquer outro sistema que permita identificar as frutas e hortaliças frescas de forma única e inequívoca, no próprio produto, ou em caixas, sacarias e demais embalagens.

Na identificação é preciso conter o nome comum da espécie vegetal, e a variedade, quando houver, nome do produtor primário (preferencialmente), ou do distribuidor (no caso de lote consolidado), município e estado de origem, quando de origem nacional, e o país, caso o produto seja importado.

Segundo o coordenador de Projetos da Seag, Luciano Fasolo, a Portaria Conjunta da Rastreabilidade não traz em si grandes mudanças, ela apenas ratifica a obrigatoriedade de gerar informações mínimas sobre produção e manejo das culturas, além da emissão das notas fiscais. “Com a rastreabilidade, o produtor ganha mais reconhecimento por seu trabalho e o consumidor ganha mais qualidade no que consome”, destaca.

É lei

Foi assinada no ano passado uma Portaria Conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), que estabelece o sistema de rastreabilidade de frutas e hortaliças produzidas ou comercializadas no Espírito Santo.

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), uma Normativa Conjunta do Mapa e Anvisa, que estabelece a obrigatoriedade de identificação única do seu responsável em produtos vegetais. A Norma é para possibilitar o acesso, pelas autoridades competentes, aos registros com as informações obrigatórias e documentais para fins de rastreabilidade.

FONTE: CEASA;

Compartilhar:
DF Design & Web Desenvovlimento de Sites - Designer gráfico - Santa Teresa / ESAcademia Acqua Fitness e Cia Nubia Galon - Santa Teresa / ESCantina Mattiello - Santa Teresa / ESCasa dos Espumantes - Santa Teresa / ESEdi Tattoo - Tatuador - Santa Maria de Jetibá Santa Teresa / ESEletronica Kenedy - Autoriazada Vivo Intelbras Santa Maria de Jetibá - Santa Teresa / ESAssistencial Santa Clara - Santa Teresa / ESGG Portas - Santa Teresa / ESImóveis Santa Teresa - Casas, terrenos , apartamentos, lotes / ESItália Imobiliária - Casas, terrenos , apartamentos, lotes / ESIvan Willian Fotografia - Santa Teresa / ESKarate das Montanhas - Santa Teresa / ESKelmaq - Venda , aluguel e assistencia técnica em maquinas e ferramentas santa maria de jetibá / ESPousada Caravaggio - Santa Teresa / ESpousada e cerimonial são lourenço- Santa Teresa / ESPousada paradiso em Santa Teresa / ESVereador DR. Gregorio Venturim - Santa Teresa / ESVMK Empilhadeiras - Venda - Aluguel e Manutenção de Empilhadeiras Serra / ESInfomax Informática Acessórios computadores gameres - Santa Teresa / ESNova Noticia o jornal da regiao serrana santa maria de jetiba / ESRadio pomerana fm santa maria de jetiba / ES