
Pouca movimentação de clientes pelas ruas este ano. Foto: Elton Victória
Da redação: Elton Luiz Victória
Semana de festa em Santa Maria de Jetibá com comemoração à cultura e tradições pomeranas, mas, pouco a se comemorar no comércio local, que acumula prejuízos. Com o objetivo de aproveitar as vendas em uma dos períodos mais promissores do ano, lojas e supermercados ficarão abertos até mais tarde durante esta semana.
A Associação Comercial e Empresarial (ACE) informou o horário de funcionamento dos comércios nos próximos dias. Na quinta-feira (08) e sexta-feira (09), será possível fazer compras e efetuar serviços de 08h30 às 19h. Já no sábado as lojas fecham mais cedo: funcionamento de 08h30 às 16h. Na prática, para melhorar o faturamento, a maior parte dos comerciários terá de trabalhar em torno de 5 horas a mais na semana, mas o horário de fechamento na sexta-feira coincide com o mesmo horário do desfile dos comércios da festa da cidade. O evento, que em anos anteriores iniciava sempre às 20h, este ano teve 1 hora adiantada.
De acordo com o Presidente da ACE, Fredy Berger, com a crise, o comércio local acumula queda de 16% de vendas e que o horário de fechamento é o mesmo. “Igual como nos anos anteriores, inclusive até gostaríamos de fechar os supermercados, por exemplo, mais tarde, mas o sindicato não permite. Estamos chegando no início do mês e fechar mais cedo pode prejudicar ainda mais as vendas”, disse Fredy.
Sobre o horário adiantado do desfile, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Comunicação informou que o tempo do evento foi aumentado devido o número de participantes. “Com o passar dos anos a Festa Pomerana foi ganhando proporções maiores, atraindo muitos turistas, especialmente a parte da programação que envolve o desfile dos comércios. No começo eram 15 a 20 comércios inscritos, hoje já passam de 100. Devido ao crescimento deste evento em específico, aproximadamente 10 mil pessoas circulam durante o desfile na sexta-feira, na Av. Frederico Grulke. Por questões de segurança e para que todos os participantes consigam fazer todo o percurso, é necessário um tempo maior. Assim a comissão de festas decidiu ampliar o horário. O comércio de uma forma geral já esta empenhado e colaborando com o evento. Na manhã desta segunda-feira (25) várias lojas já estão ornamentadas. No dia do desfile os comércios fecham as 19 horas, portanto dá tempo de fechar as portas e ir participar do desfile”, comunicou.