
Divulgação
Da redação: Elton Luiz Victória. Foto destaque: Thiago William
A Câmara Municipal de Vereadores vai receber nesta sexta-feira (26) o lançamento do livro “Glotocídio Cultural”, da advogada, professora e escritora Joselina Majeski. O evento acontece às 19h.
O livro trata da morte da língua pomerana e da omissão de gestores públicos para um dos maiores símbolos da cultura local e faz uma crítica construtiva para a busca de investimentos na cultura. “Abordo a questão da administração pública, a omissão da gestão no sentido de tentar buscar mais a fundo o resgate da verdadeira identidade pomerana”, disse Joselina. O trabalho foi iniciado há seis anos.
A autora, que também possui longa atuação na gestão pública, é coordenadora e professora da rede técnico estadual e defende a aplicabilidade das leis orgânicas, em especial, a que cooficializou a língua pomerana, que segundo ela, deveria ser ministrada em toda a rede pública. “O pomerano é, no meu ponto de vista, como também se manifesta a lei e deveria ser ministrado nas escolas, promovendo um resgate da escrita”, explicou.
Nina, como a autora é popularmente conhecida, fez buscas fundamentais e constantes entrevistando historiadores e autores de obras de referência como Roepke, Tressman, Chauí, Dantas e outros. Foram mais de seis pesquisas. O objetivo com a obra é contribuir para o resgate da cultura.
O lançamento, que possui 60 páginas, está sendo lançado pela portuguesa Chiado Editora e estará à venda na ocasião de lançamento e também no site: www.chiadoeditora.com O valor é de R$ 25.
A Câmara Municipal fica na Rua Dalmácio Espíndola, no Bairro Centro.