O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibรก-ES vem a pรบblico trazer um tema talvez pouco discutido por nรณs agricultores(as)…
Qual a melhor educaรงรฃo para nossos filhos(as)? Quais as escolas em nosso municรญpio que melhor refletem a realidade dos nossos jovens no campo?
Serรก que todos conhecem as escolas que trabalham com a ๐ฝ๐ฒ๐ฑ๐ฎ๐ด๐ผ๐ด๐ถ๐ฎ ๐ฑ๐ฎ ๐ฎ๐น๐๐ฒ๐ฟ๐ป๐ฎฬ๐ป๐ฐ๐ถ๐ฎ ๐ป๐ผ ๐บ๐ฒ๐ถ๐ผ ๐ฟ๐๐ฟ๐ฎ๐น em nosso municรญpio?
Temos hoje duas escolas que trabalham com a prรกtica da pedagogia da alternรขncia no meio rural em nosso municรญpio:
๐๐๐๐๐ ๐๐ฎ๐๐ฒ๐ป๐ฑ๐ฎ ๐๐บ๐ถ๐น๐ถ๐ผ ๐ฆ๐ฐ๐ต๐ฟ๐ผ๐ฒ๐ฑ๐ฒ๐ฟ (๐ฆ๐๐๐จ), ๐น๐ผ๐ฐ๐ฎ๐น๐ถ๐๐ฎ๐ฑ๐ฎ ๐ป๐ฎ ๐ฐ๐ผ๐บ๐๐ป๐ถ๐ฑ๐ฎ๐ฑ๐ฒ ๐ฑ๐ฒ ๐๐น๐๐ผ ๐ฆ๐ฎ๐ป๐๐ฎ ๐ ๐ฎ๐ฟ๐ถ๐ฎ ๐บ๐๐ป๐ถ๐ฐ๐ถฬ๐ฝ๐ถ๐ผ ๐ฑ๐ฒ ๐ฆ๐ฎ๐ป๐๐ฎ ๐ ๐ฎ๐ฟ๐ถ๐ฎ ๐ฑ๐ฒ ๐๐ฒ๐๐ถ๐ฏ๐ฎฬ-๐๐ฆ.
๐๐๐ฐ๐ผ๐น๐ฎ ๐๐ฎ๐บ๐ถฬ๐น๐ถ๐ฎ ๐๐ด๐ฟ๐ถฬ๐ฐ๐ผ๐น๐ฎ ๐ฑ๐ฒ ๐ฆ๐ฎฬ๐ผ ๐๐ผ๐ฎฬ๐ผ ๐ฑ๐ผ ๐๐ฎ๐ฟ๐ฟ๐ฎ๐ณ๐ฎฬ๐ผ (๐ ๐๐ฃ๐๐ฆ), ๐น๐ผ๐ฐ๐ฎ๐น๐ถ๐๐ฎ๐ฑ๐ฎ ๐ป๐ผ ๐ฑ๐ถ๐๐๐ฟ๐ถ๐๐ผ ๐ฑ๐ฒ ๐ฆ๐ฎฬ๐ผ ๐๐ผ๐ฎฬ๐ผ ๐ฑ๐ผ ๐๐ฎ๐ฟ๐ฟ๐ฎ๐ณ๐ฎฬ๐ผ ๐บ๐๐ป๐ถ๐ฐ๐ถฬ๐ฝ๐ถ๐ผ ๐ฑ๐ฒ ๐ฆ๐ฎ๐ป๐๐ฎ ๐ ๐ฎ๐ฟ๐ถ๐ฎ ๐ฑ๐ฒ ๐๐ฒ๐๐ถ๐ฏ๐ฎฬ-๐๐ฆ.
Estas duas escolas trabalham de uma forma diferenciada das demais escolas do municรญpio e do Estado do Espรญrito Santo.
Sendo estes os principais diferenciais:
โข Os alunos(as) nelas matriculados estudam em tempo integral (o dia todo) durante uma semana (cinco dias) e permanecem a semana seguinte em suas casas, ou melhor no caso de filhos(as) de agricultores(as) em suas propriedades que รฉ considerada como (Sessรฃo Meio Sรณcio Profissional -SMSP), exercitando o dia a dia com a famรญlia na propriedade, fortalecendo o vรญnculo direto com o trato das diversas atividades desenvolvidas pela (profissรฃo) agricultor(a)/produtor(a) rural, aprendendo com a famรญlia durante a semana que estรก em casa, tal alternรขncia se faz durante todo o ano letivo.
โข Na grade curricular dessas escolas se encontram vรกrias matรฉrias voltadas para as atividades do meio rural, desenvolvidas nas propriedades rurais independentemente das lavouras cultivadas, que sรฃo: ๐๐๐น๐ฎ๐ ๐ฑ๐ฒ ๐๐ด๐ฟ๐ถ๐ฐ๐๐น๐๐๐ฟ๐ฎ ๐ฒ ๐ฐ๐๐น๐๐๐ฟ๐ฎ๐, ๐ญ๐ผ๐ผ๐๐ฒ๐ฐ๐ป๐ถ๐ฎ ๐ฒ ๐ฐ๐ฟ๐ถ๐ฎ๐ฐฬง๐ผฬ๐ฒ๐, ๐๐ฑ๐บ๐ถ๐ป๐ถ๐๐๐ฟ๐ฎ๐ฐฬง๐ฎฬ๐ผ, ๐๐ฐ๐ผ๐ป๐ผ๐บ๐ถ๐ฎ ๐ฅ๐๐ฟ๐ฎ๐น ๐ฒ ๐๐ด๐ฟ๐ผ๐ถ๐ป๐ฑ๐ฬ๐๐๐ฟ๐ถ๐ฎ, ๐ฅ๐ฒ๐ฐ๐๐ฟ๐๐ผ๐ ๐๐ถฬ๐ฑ๐ฟ๐ถ๐ฐ๐ผ๐ ๐ฒ ๐๐ฟ๐ฟ๐ถ๐ด๐ฎ๐ฐฬง๐ฎฬ๐ผ, ๐๐ฒ๐๐๐ฎฬ๐ผ ๐๐ด๐ฟ๐ผ๐ฒ๐ฐ๐ผ๐น๐ผฬ๐ด๐ถ๐ฐ๐ฎ, ๐๐ผ๐ป๐๐๐ฟ๐๐ฐฬง๐ผฬ๐ฒ๐ ๐ฒ ๐๐ป๐๐๐ฎ๐น๐ฎ๐ฐฬง๐ผฬ๐ฒ๐ ๐ฒ ๐๐ฒ๐๐ฒ๐ป๐ต๐ผ ๐ฒ ๐ง๐ผ๐ฝ๐ผ๐ด๐ฟ๐ฎ๐ณ๐ถ๐ฎ…๐ฑ๐ฒ๐ป๐๐ฟ๐ฒ ๐ผ๐๐๐ฟ๐ฎ๐.
๐ ๐๐๐๐๐ ๐๐ฎ๐๐ฒ๐ป๐ฑ๐ฎ ๐๐บ๐ถ๐น๐ถ๐ผ ๐ฆ๐ฐ๐ต๐ฟ๐ผ๐ฒ๐ฑ๐ฒ๐ฟ (๐ฆ๐๐๐จ), localizada na comunidade de Alto Santa Maria oferece a pedagogia da alternรขncia para os alunos que estรฃo do 5ยฐ ao 9ยฐ ano de ensino fundamental e 1ยฐ a 3ยฐ sรฉrie do ensino mรฉdio (nรฃo profissionalizante). Jรก a ๐๐๐ฐ๐ผ๐น๐ฎ ๐๐ฎ๐บ๐ถฬ๐น๐ถ๐ฎ ๐๐ด๐ฟ๐ถฬ๐ฐ๐ผ๐น๐ฎ ๐ฑ๐ฒ ๐ฆ๐ฎฬ๐ผ ๐๐ผ๐ฎ๐ผ ๐ฑ๐ผ ๐๐ฎ๐ฟ๐ฟ๐ฎ๐ณ๐ฎฬ๐ผ (๐ ๐๐ฃ๐๐ฆ), localizada no distrito de Sรฃo Joรฃo do Garrafรฃo oferece a pedagogia da alternรขncia para os alunos do 6ยฐ ao 9ยฐ ano do ensino fundamental e da 1ยฐ a 3ยฐ sรฉrie do ensino mรฉdio, sendo ele profissionalizante, que saem com a formaรงรฃo em tรฉcnico em agropecuรกria, formaรงรฃo essa de extrema importรขncia para o meio rural de qualquer municรญpio agrรญcola.
๐ฆ๐ฒ๐ป๐ฑ๐ผ ๐ฎ๐๐๐ถ๐บ ๐๐ฒ๐บ๐ผ๐ ๐พ๐๐ฒ ๐ฑ๐ฒ๐ถ๐
๐ฎ๐ฟ ๐ฎ ๐๐ฒ๐ด๐๐ถ๐ป๐๐ฒ ๐ฝ๐ฒ๐ฟ๐ด๐๐ป๐๐ฎ!
๐ก๐ผฬ๐ ๐ฝ๐ฎ๐ถ๐ ๐ฒ ๐บ๐ฎฬ๐ฒ๐ ๐ฎ๐ด๐ฟ๐ถ๐ฐ๐๐น๐๐ผ๐ฟ๐ฒ๐(๐ฎ๐) ๐พ๐๐ฒ ๐พ๐๐ฒ๐ฟ๐ฒ๐บ๐ผ๐ ๐ฝ๐ฟ๐ฒ๐ฝ๐ฎ๐ฟ๐ฎ๐ฟ ๐ป๐ผ๐๐๐ผ๐ ๐ณ๐ถ๐น๐ต๐ผ๐(๐ฎ๐) ๐ฝ๐ฎ๐ฟ๐ฎ ๐ฝ๐ฒ๐ฟ๐บ๐ฎ๐ป๐ฒ๐ฐ๐ฒ๐ฟ๐ฒ๐บ ๐ป๐ผ ๐บ๐ฒ๐ถ๐ผ ๐ฟ๐๐ฟ๐ฎ๐น (๐ป๐ฎ ๐ฟ๐ผ๐ฐฬง๐ฎ) ๐ป๐ผ๐ ๐๐๐ฐ๐ฒ๐ฑ๐ฒ๐ป๐ฑ๐ผ ๐ป๐ผ ๐ฐ๐ฎ๐บ๐ฝ๐ผ, ๐๐ฎ๐บ๐ผ๐ ๐พ๐๐ฒ๐ฟ๐ฒ๐ฟ ๐พ๐๐ฒ ๐ป๐ผ๐๐๐ผ๐ ๐ณ๐ถ๐น๐ต๐ผ๐(๐ฎ๐) ๐ฒ๐๐๐๐ฑ๐ฒ๐บ ๐ฒ๐บ ๐พ๐๐ฎ๐ถ๐ ๐ฒ๐๐ฐ๐ผ๐น๐ฎ๐?
Neste sentido analisando a รบltima portaria publicada pelo governo do ES que trata sobre a regulamentaรงรฃo do transporte escolar no Estado (Portaria Nยฐ013-R, de 28 de janeiro de 2021 que regulamenta o Programa Estadual do Transporte Escolar PETE/ES), nos traz uma enorme preocupaรงรฃo no que diz respeito as nossas escolas que trabalham com a pedagogia da alternรขncia no meio rural, pelos seguintes motivos:
A portaria destaca que o aluno caso dependa do transporte escolar para estudar, terรก que se matricular na escola mais prรณxima de sua casa (propriedade rural), deixando centenas de alunos do meio rural sem a opรงรฃo de escolher em estudar na escola que tem em sua grade curricular matรฉrias voltadas diretamente para o meio rural que รฉ o caso das escolas que trabalham com a pedagogia da alternรขncia no meio rural, jรก citadas anteriormente.
Outro ponto que nos preocupa รฉ que com o passar dos anos estas escolas estarรฃo fardadas a encolherem em nรบmeros de alunos dentro do municรญpio se nรฃo tiverem a devida atenรงรฃo por parte do Estado, sendo que o correto/justo para o meio rural seria expandir a quantidade de alunos consequentemente tendo mais jovens bem preparados para assumirem a sucessรฃo das propriedades rurais no municรญpio, (tal situaรงรฃo se dรก pela forma que a portaria determina as rotas do transporte escolar).
๐ก๐ฒ๐๐๐ฒ ๐๐ฒ๐ป๐๐ถ๐ฑ๐ผ, ๐ฒฬ ๐ฑ๐ถ๐ด๐ป๐ผ ๐ฒ ๐ท๐๐๐๐ผ ๐ฝ๐ฟ๐ผ๐ฝ๐ผ๐ฟ๐บ๐ผ๐ ๐บ๐๐ฑ๐ฎ๐ป๐ฐฬง๐ฎ๐ ๐ป๐ฒ๐๐๐ฎ ๐ฝ๐ผ๐ฟ๐๐ฎ๐ฟ๐ถ๐ฎ ๐ฝ๐ฎ๐ฟ๐ฎ ๐พ๐๐ฒ ๐ผ๐ ๐ท๐ผ๐๐ฒ๐ป๐ ๐ฑ๐ผ ๐บ๐ฒ๐ถ๐ผ ๐ฟ๐๐ฟ๐ฎ๐น (๐ฑ๐ฎ ๐ฟ๐ผ๐ฐฬง๐ฎ) ๐๐ฒ๐ป๐ต๐ฎ๐บ ๐๐บ๐ฎ ๐ฒ๐๐ฐ๐ผ๐น๐ต๐ฎ ๐ฑ๐ฒ๐ป๐๐ฟ๐ผ ๐ฑ๐ผ ๐๐ฒ๐ฟ๐ฟ๐ถ๐๐ผฬ๐ฟ๐ถ๐ผ ๐ฑ๐ผ ๐บ๐๐ป๐ถ๐ฐ๐ถฬ๐ฝ๐ถ๐ผ, ๐ฑ๐ฒ ๐พ๐๐ฎ๐น ๐๐ถ๐ฝ๐ผ ๐ฑ๐ฒ ๐ฒ๐ป๐๐ถ๐ป๐ผ ๐พ๐๐ฒ๐ฟ๐ฒ๐บ ๐ฝ๐ฎ๐ฟ๐ฎ ๐ฒ๐น๐ฒ๐. ๐ ๐พ๐๐ฒ ๐ผ ๐๐ผ๐๐ฒ๐ฟ๐ป๐ผ ๐ฑ๐ผ ๐๐๐๐ฎ๐ฑ๐ผ ๐ฝ๐ผ๐ฟ ๐ถ๐ป๐๐ฒ๐ฟ๐บ๐ฒฬ๐ฑ๐ถ๐ผ ๐ฑ๐ฎ ๐ฆ๐ฒ๐ฐ๐ฟ๐ฒ๐๐ฎ๐ฟ๐ถ๐ฎ ๐ฑ๐ฒ ๐๐๐๐ฎ๐ฑ๐ผ ๐ฑ๐ฒ ๐๐ฑ๐๐ฐ๐ฎ๐ฐฬง๐ฎฬ๐ผ (๐ฆ๐๐๐จ), ๐ฝ๐ฟ๐ผ๐ฝ๐ผ๐ฟ๐ฐ๐ถ๐ผ๐ป๐ฒ ๐ผ ๐ฎ๐ฐ๐ฒ๐๐๐ผ ๐ฑ๐ฒ๐๐๐ฒ๐ ๐ท๐ผ๐๐ฒ๐ป๐ ๐ฑ๐ผ ๐ฐ๐ฎ๐บ๐ฝ๐ผ (๐ฑ๐ฎ ๐ฟ๐ผ๐ฐฬง๐ฎ) ๐ฎ๐ผ ๐บ๐ฒ๐น๐ต๐ผ๐ฟ ๐ผ๐ ๐ฎ๐ผ ๐บ๐ฎ๐ถ๐ ๐ฎ๐ฑ๐ฒ๐พ๐๐ฎ๐ฑ๐ผ ๐ฒ๐ป๐๐ถ๐ป๐ผ ๐ฒ๐
๐ถ๐๐๐ฒ๐ป๐๐ฒ ๐ฒ๐บ ๐๐ฒ๐ ๐บ๐๐ป๐ถ๐ฐ๐ถฬ๐ฝ๐ถ๐ผ.
E por fim, รฉ importante destacarmos que de cada 10 pessoas que se alimentam todos os dias em nosso Estado do Espรญrito Santo 07 delas sรฃo alimentadas pelas mรฃos da agricultura familiar.
Podemos perder tudo que temos! Mas o conhecimento adquirido ninguรฉm nos tira…
๐๐ณ๐ถ๐ป๐ฎ๐น! ๐๐๐๐ฎ๐บ๐ผ๐ ๐๐ฎ๐น๐ฎ๐ป๐ฑ๐ผ ๐ฑ๐ฎ ๐๐ผ๐ฟ๐บ๐ฎ๐ฐฬง๐ฎฬ๐ผ ๐ฑ๐ฒ ๐๐ผ๐๐ฒ๐ป๐ ๐๐ผ ๐๐ฎ๐บ๐ฝ๐ผ! ๐ฃ๐ฎ๐ฟ๐ฎ ๐ผ ๐๐ฎ๐บ๐ฝ๐ผ!
๐ก๐ผฬ๐ ๐ฑ๐ผ ๐ฆ๐ถ๐ป๐ฑ๐ถ๐ฐ๐ฎ๐๐ผ, nos รบltimos dias estivemos em conversas com diversas autoridades e lideranรงas ligadas a educaรงรฃo de nosso municรญpio e estado e percebemos que todos tem o mesmo entendimento com relaรงรฃo ao tema abordado, todos defendem a valorizaรงรฃo e o fortalecimento da pedagogia da alternรขncia no meio rural, e tambรฉm que a Portaria Nยฐ013-R, de 28 de janeiro de 2021 que regulamenta o Programa Estadual do Transporte Escolar PETE/ES deve ser alterada no sentido de contemplar a excepcionalidade de oferta das escolas de Alternรขncia nos municรญpios.
Agradecemos imensamente as nossas autoridades e lideranรงas ligadas diretamente a educaรงรฃo de nosso municรญpio e estado, pelo empenho, garra e dedicaรงรฃo com que estรฃo tratando este tema tรฃo importante para nossos jovens do meio rural (da roรงa).


Tiago Dallapiccola, Lucineia Laurettย eย outras 42 pessoas
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