
Foto: Secretaria de Ação Socia/Divulgação
Da redação: Elton Luiz Victória
A Escola Móvel do Senai, localizada no bairro São Luís, em Santa Maria de Jetibá, está oferecendo vagas remanescentes para cursos gratuitos oferecidos à comunidade nas áreas de costura e construção civil. Ao todo são 9 novas vagas para o turno noturno e interessados com idade acima de 16 anos podem se candidatar, sem necessidade de passar por um processo seletivo.
As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos interessados. Os cursos são rápidos e terão duração de dois meses. O início das aulas está previsto apenas para quando todas as vagas, de ambos os turnos, forem preenchidas e o número mínimo é de 12 alunos por curso e turno.
São 4 vagas para o curso de Costureiro Industrial do Vestuário – Tecido Plano ou Malha, com previsão de inicio das aulas no próximo dia 11 de abril e mais 5 Vagas para o curso de Pedreiro em Alvenaria. A previsão de inicio das aulas para esta modalidade é dia 18 de abril. As aulas serão no turno noturno e a carga horária total para ambos os cursos é de 200 horas.
No entanto, outros cursos já ofertados anteriormente, como o de Mestre de Obras (300 horas); Mecânico de Manutenção em Freios, Suspensão e Direção de Automóveis Leves (220 horas); Programador Web (200 horas), foram cancelados, devido à falta de interessados e o não fechamento de turmas à tarde e à noite. O Senai apenas autoriza que professores lecionem nos dois períodos. Se uma turma for fechada à noite e ficar ociosa, sem alunos à tarde, por regra, o curso não pode ser realizado.

Camila Lemke, Secretária de Ação Social, em entrevista à Pomerana
Segundo a secretária de Assistência Social, Camila Lemke (foto), os cursos podem ser um grande diferencial no mercado de trabalho em tempos de crise, desemprego e alta competitividade por vagas, além disso, o comércio local têm absorvido preferencialmente os profissionais formados. “Todos os alunos do Curso de Técnico Administrativo hoje estão trabalhando em cooperativas locais e no comércio local, eles dão preferência” afirma. As aulas serão ministradas no bairro de São Luís, por professores qualificados na área. “A pessoa que hoje tem uma capacitação adicional possui um grande diferencial no mercado de trabalho”, destaca Camila.
As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Ação Social localizada no Centro da cidade, em frente ao Conselho Tutelar, de 07h30 às 11h da manhã e de 12h30 às 17h da tarde. Os cursos programados pelo Findes e Senai serão oferecidos no município até julho de 2016 e dão direito à certificado após a conclusão do curso. “Um certificado com excelência e credibilidade de ensino oferece grande apoio neste momento de crise econômica, onde há grande dificuldade para encontrar vagas de trabalho. É uma chance que o município dá para todo mundo e deve ser aproveitada, pois todos devem buscar novos conhecimentos sempre”, comenta.
Os documentos necessários para a inscrição são: Cópia de RG, CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e uma declaração original ou cópia do histórico escolar. Segundo Camila, enquanto houver vagas abertas no turno da tarde, o turno do mesmo curso no período da noite não pode ser iniciado. “Os professores só podem dar aula nos cursos à noite quando todas as vagas para os cursos ofertados à tarde forem completadas, é uma exigência das entidades”, disse.
Serviço
Inscrições: Por ordem de chegada. Documentos necessários para a inscrição: Cópia de RG, CPF, Comprovante de Residência e um Comprovante de Escolaridade, que pode ser uma declaração original ou cópia do histórico escolar.
Onde se inscrever: Secretaria de Trabalho e Ação Social – Centro – em frente ao Conselho Tutelar, de segunda à sexta-feira, de 08h às 11h da manhã e de 12h30 às 17h da tarde.
Local das aulas: Rodovia Galerano Afonso Venturini, São Luís – Santa Maria de Jetibá. Início após o preenchimento de todas as vagas.
Total de alunos cursados pela Escola Móvel na Região Serrana: 2395
Parceiros: Escola Móvel/realização: Sest/Senat, Senac, Sesi, IEL, Senar, Senai, Ifes e Prefeitura Municipal.
Informações: Secretaria de Ação Social – 3263 4823.