A proposta é que a população tenha acesso aos serviços de capacitação, consultoria de negócio, emissão de notas fiscais, incentivo a legalização de atividades informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, entre outros.
Além disso, as comunidades visitadas vão poder participar de uma palestra sobre a qualidade no atendimento. O intuito é que os micro empreendedores tenham retorno positivo de seus clientes, em relação aos seus serviços, a fim de fideliza-los a empresa. A palestra também vai abordar técnicas de divulgação e bom atendimento, e como identificar possíveis problemas que causam impactos negativos, e tardam os resultados nos negócios.
Este ambiente de negócio informal e por conta própria, tem se tornado mais comum nos últimos anos. Hoje o número de empreendedores brasileiros tem causado impacto, sob o quantitativo de pessoas desempregadas. O motivo é o crescimento no número de trabalhadores que perderam seus empregos de carteira assinada, e tiveram que buscar outra fonte de renda.
O número de pessoas desempregadas no país é de 12,7 milhões, segundo o último levantamento divulgado, hoje, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, a taxa de desemprego tem diminuído, em decorrência da quantidade de pessoas que tiveram que abrir seus próprios negócios para driblar a crise. No país, esta categoria de trabalhadores por conta própria soma, 23,3 milhões de pessoas. Só em relação ao último trimestre, o crescimento foi de 1,5%, na comparação com o trimestre anterior.
Com isso, a necessidade de ter maior atenção para com esse público, tem se multiplicado nos últimos anos, inclusive, em prol dos empreendedores rurais. Além de apoiar o micro empreendedor com informações para alavancar o negócio, a ‘‘Sala do Empreendedor itinerante’’ vai levar opções de crédito para abertura de novas empresas ou renovação de estoque.
Saiba onde a ‘‘Sala do Empreendedor itinerante’’ vai atender:
11 de Outubro
Caramuru – Escola EEFM Frederico Boldt
Atendimento: 09h00 às 11h00 e 12h00 às 16h00
18h00 – Palestra: ‘‘Qualidade no Atendimento’’
18 de Outubro
Rio Possmoser – Centro de convivência da 3ª idede
Atendimento: 09h00 às 11h00 e 12h00 às 16h00
18h00 – Palestra: ‘‘Qualidade no Atendimento’’
25 de Outubro
São João do Garrafão – Subprefeitura
Atendimento: 09h00 às 11h00 e 12h00 às 16h00
18h00 – Palestra: ‘‘Qualidade no Atendimento’’
Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá.