
Veículo ficou estacionado em área proibida por mais de 20 minutos prejudicando o fluxo intenso de veículos. Foto: Pomerana FM
Da redação | Equipe Pomerana
Aquilo que muitos já suspeitam se confirmou: a falta de policiais no município de Santa Maria de Jetibá. No início da tarde desta segunda-feira (08), às 12h45, a Equipe Pomerana FM flagrou um veículo Ford F250 preto estacionado em área proibida, bem no meio de uma das pistas da Avenida Frederico Grulke, a principal e mais movimentava rua da cidade, em dia de pagamento e pós domingo, um dos dias de maior fluxo na via.
Imediatamente, entramos em contato com a Polícia Militar por meio do telefone 190, e fomos informados que atenderiam a ocorrência. Passados 10 minutos no local esperando uma viatura e observando a piora no trânsito com intenso fluxo de caminhões de carga, a equipe da rádio se dirigiu pessoalmente ao Destacamento Policial Militar (DPM), que fica a menos de 100 metros do local, onde encontrou dois policiais em atendimento. Os policiais informaram estar ocupados elaborando um Boletim de Ocorrência e comunicaram de que não poderiam realizar o atendimento naquele momento.
Colaboradores continuaram no local em frente ao veículo e, passados 25 minutos após o flagrante, às 13h10, motorista e acompanhante embarcam e saem com o carro sem que a reclamação da emissora fosse atendida. Em contato com o condutor, fomos informados de que eram “de fora”, acrescentando a desculpa de que “não há sinalização de proibição no local”.
Ainda no DPM, a emissora fez a sugestão de que viaturas ficassem de plantão nas esquinas da cidade afim de evitar tais transtornos e foi informada de que o problema é de ordem do estado do Espírito Santo, sinalizando a falta de recursos. “Sua reclamação deve ser feita ao governador Paulo Hartung”, disse um policial, lamentando.
Com a resposta, a emissora ainda observa a falta de contingente policial no município para alguns chamados e lamenta que atendimentos importantes como o que foi solicitado não possam ser cumpridos. Um DPM foi inaugurado em Garrafão em dezembro passado e uma base do Grupo de Apoio Operacional do GAO foi implantado no município, que obteve considerável aumento no número de policiais, mas, aparentemente, não está sendo suficiente.
Recentemente, em março deste ano, a emissora realizou uma série de matérias sobre o abandono na segurança: bancos e moradores na mira dos bandidos em Santa Maria de Jetibá.
Em entrevista recente à Rádio Pomerana FM, o comandante do 8º BPM da Polícia Militar, major Geovanio Silva Ribeiro, respondeu que fica feliz com “estratégias vencedoras” e afirmou que quando haviam viaturas nas esquinas “ajudava” e era “bacana”. “Tem uma queda nessas ocorrências. Se estou reduzindo (as viaturas) posso mudar de uma estratégia para outra, se antes eu tinha mais ocorrências. É sempre essa conversa que eu tenho que fazer”, disse o major em resposta à “estratégia” adotada pela Polícia e por lideranças comunitárias para a não colocação de viaturas nas esquinas com o objetivo de auxiliar no trânsito, considerado o pior da Região Serrana do estado – o maior número de veículos por habitante no estado está em Santa Maria de Jetibá.
LEIA MAIS: Onda de furtos em Santa Maria de Jetibá já soma dezenas de casos em uma semana