
Pássaros apreendidos foram entregues ao Projeto Cereias em Aracruz. Foto: Divulgação
Na tarde dessa segunda-feira (07), militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram a apreensão de pássaros da fauna silvestre sem registro, no município de Santa Maria de Jetibá. As ações foram em propriedades dos bairros Vila Jetibá e São Sebastião do Meio.
Os militares constataram quatro pássaros silvestres sendo mantidos em cativeiro sem o licenciamento ambiental, dentre estes um Trinca-ferro, um Melro, um Papagaio Chauá e um Papagaio-de-peito-roxo.
Os papagaios apreendidos encontram-se na lista de ameaçados de extinção, fato esse motivado pela inteligência acima da média que essas aves possuem, e pelo aparelho fonador que as permitem imitar outros animais e até a voz humana, assim sendo amplamente capturados para servirem de animais de estimação, conduta que é definida como crime na Lei 9.605/98 que define os crimes ambientais.
Os pássaros foram apreendidos e entregues ao Centro de Reintrodução de Animais Silvestres (CEREIAS) no município de Aracruz. Conforme legislação ambiental a sanção imposta aos infratores é a detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal podendo chegar a R$ 5.000,00 para animais ameaçados de extinção.
Fonte: Polícia Militar
LEIA TAMBÉM: Polícia realiza educação ambiental em Santa Maria de Jetibá