
Pais dormem na fila por vagas nas creches de Santa Maria de Jetibá
A corrida por vagas para deixar o filho na creche em 2016 já começou. Ontem (06) pais fizeram filas na busca por lugares em creches municipais, muitos deles viraram a noite na fila de espera. A maior disputa foi por vagas no período integral. De acordo com a prefeitura, realmente, há uma demanda maior por vagas, que a oferta em creches, principalmente, no Centro de Educação Infantil (CMEI) Pommer, que fica ao lado da Secretaria Municipal de Educação.
O último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, apontou que Santa Maria de Jetibá tinha 34.176 habitantes. O mesmo órgão estima uma população de 38.850 pessoas até o final deste ano, ou seja, um crescimento de aproximadamente de 900 moradores por ano. Junto com esta ampliação, também há um avanço na demanda por creches.
O desconforto na busca por vagas é uma realidade em todo o final de ano no município, quando começam as matrículas e rematrículas. O CMEI Pommer é o mais procurado, devido o maior número de pessoas residentes no Centro.
Uma das moradoras do Centro, Deykla Ferreira (19 anos), foi uma das mães que estiveram na fila em busca de uma vaga para seu filho. “Fui para a fila no domingo, às 13 horas. Deixei o meu filho com a minha mãe, não fosse ela, meu filho teria que passar a noite comigo, como algumas pessoas fizeram”, afirma. “A minha ficha era a número 18 e fui atendida somente por volta das 10 horas da manhã de hoje (segunda-feira)”, complementa.
Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de hoje (07), o vereador Luís Orlando de Oliveira (PDT) citou o desconforto dos pais no para conseguirem vagas nas creches. O vereador Roberval Stuhr (PDT) respondeu os questionamentos e disse que muitos pais estiveram na fila sem necessidade. “Pais com filhos de 4 a 5 anos não precisam entrar na fila, pois há garantia de vagas para crianças destas idades”, explicou.

Charles Moura Neto também foi entrevistado pela Pomerana FM. Foto: Elton Luiz Victória
Já o secretário de Educação, Charles Moura Netto, disse que creche integral é raridade em quase todos os municípios do Brasil. “Estamos mantendo assim, para o bem-estar das crianças. Estamos aumentando os espaços, mas a população também está aumentando”, afirmou.
Com a vaga garantida para o seu filho, Deykla disse que outras mães não tiveram o mesmo êxito. “É ridículo ver que o Brasil está nessa situação. Eu garanti a vaga do meu filho, mas muita gente ficou na fila e não conseguiu”, relata. A prefeitura orienta os pais que não conseguiram a buscarem outras creches ao redor do Centro.
Em nota, a prefeitura afirma que há 48 vagas disponíveis na Klainer Kiner Schaul, em São Luís; 12 vagas no CMEI Ronald Berger, na Rua Nova; e também há vagas no CMEI São Luís, próximo ao Posto de Saúde. Além disso, nas comunidades de Rio Possmoser e Caramuru também há vagas. Em São João do Garrafão uma nova creche será inaugurada antes do início das aulas e desta forma passa de 65 para 90 vagas.
A prefeitura ainda diz que há obras previstas para 2016 no CMEI Pommer, onde hoje recebe 440 crianças. Em São Luís, a creche já passa por processo de ampliação e depois de pronto atenderá 78 alunos. Além disso, mais duas salas serão construídas na creche de Vila Jetibá.
Por Domicio Faustino