
Bandidos agiram em frente à um edifício, que fica em frente à uma base da Polícia. Imagem/Ouvinte Pomerana FM
Da redação: Elton Luiz Victória
EXCLUSIVO. Uma onda de crimes em uma única noite na cidade pomerana. Duas motos foram furtadas por criminosos e duas mulheres foram abusadas na noite da última segunda-feira (17) nos bairros Centro e São Luís, em Santa Maria de Jetibá. A ousadia dos bandidos chama a atenção: quase todos os crimes foram praticados a poucos metros de uma base do Grupo de Apoio Operacional (GAO) da Polícia Militar. Houve ainda a tentativa de furto de uma terceira moto no mesmo bairro.
O primeiro furto foi à uma motocicleta Honda CG150 de cor preta com placa MTH 8634 com baú, levada por três bandidos. O veículo estava estacionado na Avenida Frederico Grulke, – a principal via da cidade – em frente ao Edifício Eitel Berger, que fica em frente à base da PM, quando por volta de 0h15, na madrugada de terça-feira, foi furtada por criminosos que chegaram numa moto. Um terceiro estaria dando cobertura a toda ação e teria saído na frente pouco antes, de acordo com imagens divulgadas com exclusividade à Rádio Pomerana FM. Toda a ação levou em torno de 5 minutos.
O dono da moto, o técnico de informática Márcio Adriano Valger, se mostrou insatisfeito com a falta de ação da Polícia. “É revoltante, não sei o que é mais triste, se é trabalhar anos para adquirir um bem e vir um vagabundo para roubar ou ligar para a Polícia na mesma hora do crime e simplesmente se negarem a querer averiguar. Pior ainda: ser roubado a menos de 15 metros do posto do GAO. Queria saber para que pagamos impostos se o nosso direito à segurança pública é negado, quando a própria Polícia não faz questão de sequer sair para pelo menos mostrar presença”, relatou o morador, inconformado com o descaso ao observar o constante aumento na violência no município. Uma testemunha ligou para o 190 e teria ouvido que “a Polícia teria a noite inteira para fazer as buscas”, dando a entender que não fariam naquele momento, disse Márcio à Pomerana.

Terceira moto quase foi furtada na Rua Hermann Miertschink, próximo ao Hospital. Imagem/Ouvinte Pomerana FM
Outra moto, ainda não identificada pela Polícia, foi furtada na mesma rua em frente a um supermercado, a poucos metros da primeira. Ainda no bairro, um terceiro furto na Rua Hermann Miertschink, próximo ao hospital, não aconteceu por pouco. As imagens também foram registradas (foto).
O titular da Delegacia de Polícia (DEPOL) de Santa Maria de Jetibá, delegado Diego Platyny Lima Bermond, informou que a identificação dos autores será difícil devido à má qualidade das imagens e pediu apoio à comunidade. “É de suma importância que a população contribua com o trabalho da polícia, então pedimos para que quem tenha informações dos suspeitos entre em contato com o Disque – Denúncia 181”, disse Diego. Denúncias também podem ser feitas à Delegacia pelo telefone (27) 3263 1387.
Mulher sofre abuso por maníaco a poucos metros de local de furtos na mesma noite
Duas mulheres foram atacadas por um condutor numa moto na noite da última segunda-feira (17) em Santa Maria de Jetibá. Por volta de 21h25, uma pedestre foi golpeada por trás na região da cintura enquanto caminhava pela calçada em frente a uma igreja evangélica localizada na Avenida Frederico Grulke, bem próximo ao local onde duas motos foram furtadas por três criminosos quase três horas depois (assista o vídeo aqui). Outra mulher também foi abusada na mesma noite em frente à rodoviária.
A Polícia Civil do município informou que já investiga o suspeito, que seria morador da cidade, mas ainda não pode dar mais detalhes para não prejudicar a investigação. Ao menos oito mulheres já sofreram ataques da mesma pessoa nos bairros Centro, São Luís, Vila Jetibá e próximo a uma faculdade em São Sebastião do Meio. As vítimas possuem em torno de 25 anos e são abordadas sempre à noite, em ruas calmas, mas, também, em movimentadas. A Polícia garante que o maníaco não tem ligação com os bandidos que realizaram furtos pela cidade.
A Delegacia afirmou que o criminoso age sempre de moto desde janeiro deste ano com intervalos entre 15 ou 20 dias. As mulheres são abordadas sozinhas com agressões físicas e provocações verbais – não chega a haver estupro consumado. Uma das vítimas possui apenas 16 anos. “Ele sempre faz o uso dos mesmos critérios. Uma delas teve até luta corporal com o suspeito. Estamos tentando identificar a placa da moto para chegar ao maníaco”, informou a DEPOL.
Assista a ação dos criminosos:
(As imagens das câmeras estão com atraso de 1 hora)