
Música ficou conhecida no Brasil na voz de Gusttavo Lima. Reprodução
O músico português Ricardo Landum vai entrar na Justiça do Brasil com ações contra artistas nacionais que vêm utilizando uma versão não autorizada da canção ‘Que Mal Te Fiz Eu’, composta por ele e gravada em Portugal, em 2008. A música é sucesso por aqui nas vozes de Gusttavo Lima (lançada em 2014 e com mais de 50 milhões de visualizações no YouTube), Wesley Safadão, Léo Magalhães, e está na playlist de bandas como Aviões do Forró e Calcinha Preta, todos artistas da Som Livre.
Apenas Gusttavo Lima teria autorização para gravar a música, mas na sua integralidade, o que não ocorreu, pois a letra foi alterada. Considerado um dos maiores compositores da música ligeira portuguesa, com mais de 7 mil obras registradas, Landum já notificou a gravadora e os artistas brasileiros. A estimativa é que as indenizações cheguem a 5 milhões de euros por violação de direitos autorais e patrimoniais.
Em contato com a assessoria da gravadora Som Livre, foi recebida a seguinte nota: “A Som Livre esclarece que o lançamento da faixa ‘Que Mal Te Fiz Eu (Diz-Me)’, do cantor Gusttavo Lima, foi realizado mediante autorização da editora que representa o compositor da obra no Brasil. Quanto aos demais artistas citados que possuem contrato com a Som Livre — Aviões do Forró, Wesley Safadão e Léo Magalhães —, a empresa informa que desconhece qualquer gravação ou lançamento de produto que contenha a música”.
No entanto, numa rápida pesquisa na internet, é possível achar vídeos de Léo Magalhães e Wesley Safadão cantando a música. No mercado da música, principalmente do forró, é muito comum essas gravações irem parar na internet de maneira não oficial, mesmo a música não sendo comprada oficialmente. Para estar no YouTube, não é preciso um vídeo ser oficializado.