
Acúmulo de sedimentos em tanque de estação de tratamento de água devido à intensa erosão ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória. Foto: Divulgação
Da Pomerana FM: Elton Luiz Victória
Toda vez que chove a história que se repete é sempre a mesma: a água do rio São Sebastião, que abastece a cidade de Santa Maria de Jetibá, fica lamacenta e, sem condição de tratamento, a captação de água é cortada. Desde a manhã da última quinta-feira (18), moradores dos bairros Centro, São Luís e São Sebastião do Meio reclamam sobre a falta de água.
“Queria só entender o porquê quando chove falta água e quando não chove também falta. Acho falta de consideração nem avisar que vai ter falta de água”, reclamou Mickelly dos Passos Pansini, do Centro, revoltada com a falta d’água desde a noite de quarta. “Fui tomar banho e não tinha água. Tive de ir no meu vizinho”, disse Valdevino Busteque, de São Sebastião do Meio.
“Moro na Rua Waldemar Dettmann e estamos sem água desde ontem cedo. Que vergonha! Chove, falta água e não há comunicação aos munícipes”, disse Danya Mara Caetano. A Rádio Pomerana FM não recebeu nenhum comunicado alertando a comunidade sobre a interrupção no fornecimento.
Em nota, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) informa que devido à elevada turbidez provocada pelas chuvas foi preciso reduzir a vazão de água distribuída para a cidade de Santa Maria de Jetibá na noite da última quarta-feira (16).
A previsão é que o abastecimento seja normalizado neste final de semana. A Companhia pede à população que economize água e evite o desperdício. A Estação de Tratamento de Água tem a capacidade de armazenamento de 350 milhões de litros de água tratada.
LEIA TAMBÉM: Com chuva, Represa Rio Bonito sobe de 28 para 38% e irrigação volta a ser permitida em todo o ES