Fazer faxina pode levar a dor nas costas. Saiba como proteger a região! - Pomerana FM
X
Pomerana FM Ouça Agora Veja Agora Image Map
Toca Tudo
Elton Luiz
de 10h às 15h
Clique para ver a programação completa
Menu

Fazer faxina pode levar a dor nas costas. Saiba como proteger a região!

Compartilhar:

Fazer faxina pode levar a dor nas costas. Saiba como proteger a região!

Deborah Giannini, do R7

Escolha uma vassoura com cabo acima da altura de seus ombros, segundo o ortopedista Luiz Cláudio Lacerda, professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina. Ao varrer com cabo curto, a tendência é inclinar para a frente, posição considerada prejudicial à coluna, além de aumentar o gasto energético e o cansaço.

Ao mudar móveis de lugar, leve o peso junto ao corpo, mantendo os cotovelos em um ângulo próximo a 90 graus. Essa posição faz com que o peso do objeto fique concentrado nas pernas e não sobrecarregue a coluna, segundo o ortopedista. Lembrando que o peso máximo a ser carregado deve corresponder a 20% do peso corporal. O médico recomenda que, caso esse peso seja superior a isso, recorra à ajuda de uma segunda pessoa.

Procure sentar-se entre uma tarefa e outra, se possível, a cada 30 minutos. Ao sentar-se, há uma modificação dos pontos de sobrecarga nas costas, amenizando os impactos na coluna, de acordo com o professor.

É recomendado fazer alongamento depois da faxina. Mas o ortopedista ressalta que faça com a orientação de um fisioterapeuta ou educador físico, pois alongamentos errados são prejudicais à coluna.

É possível subir varal e persianas sem forçar as costas. O ortopedista explica que deve se manter o abdome contraído, coluna reta e concentrar a força nos braços, ombros e pernas.

Existe uma maneira certa de agachar, protegendo a região lombar, para pegar roupas no chão, por exemplo. O ideal é abaixar com a coluna reta, jogando os glúteos para trás. Mantenha a cabeça centrada sobre o tronco enquanto faz o movimento sobre os joelhos.

A atividade doméstica que mais afeta a região lombar é a faxina, pois, além de envolver peso, as posturas costumam ser agressivas para a coluna.

Existe uma altura certa para colocar a tábua de passar e proteger a região lombar. Ela deve ficar em uma altura na qual a coluna fique completamente reta e os cotovelos dobrados com angulação próxima a 90 graus, evitando também sobrecarga dos ombros, segundo o ortopedista.

A melhor postura para passar aspirador de pó é aquela na qual a coluna fique reta, evitando inclinações que possam prejudicar a coluna. Para isso, a mangueira deve ser de longa extensão, de acordo com o professor.

Fonte: Folha Vitória

Compartilhar:
DF Design & Web Desenvovlimento de Sites - Designer gráfico - Santa Teresa / ESAcademia Acqua Fitness e Cia Nubia Galon - Santa Teresa / ESCantina Mattiello - Santa Teresa / ESCasa dos Espumantes - Santa Teresa / ESEdi Tattoo - Tatuador - Santa Maria de Jetibá Santa Teresa / ESEletronica Kenedy - Autoriazada Vivo Intelbras Santa Maria de Jetibá - Santa Teresa / ESAssistencial Santa Clara - Santa Teresa / ESGG Portas - Santa Teresa / ESImóveis Santa Teresa - Casas, terrenos , apartamentos, lotes / ESItália Imobiliária - Casas, terrenos , apartamentos, lotes / ESIvan Willian Fotografia - Santa Teresa / ESKarate das Montanhas - Santa Teresa / ESKelmaq - Venda , aluguel e assistencia técnica em maquinas e ferramentas santa maria de jetibá / ESPousada Caravaggio - Santa Teresa / ESpousada e cerimonial são lourenço- Santa Teresa / ESPousada paradiso em Santa Teresa / ESVereador DR. Gregorio Venturim - Santa Teresa / ESVMK Empilhadeiras - Venda - Aluguel e Manutenção de Empilhadeiras Serra / ESInfomax Informática Acessórios computadores gameres - Santa Teresa / ESNova Noticia o jornal da regiao serrana santa maria de jetiba / ESRadio pomerana fm santa maria de jetiba / ES