
Abias conquistou medalha de prata em competição escolar nacional de 2015. Foto: Mariana Bolsoni/Governo do Estado
Da Pomerana FM: Elton Luiz Victória
Em Santa Maria de Jetibá muitos alunos decidem melhorar o raciocínio e a lógica praticando xadrez nos intervalos das aulas. E o município investiu para que a modalidade faça parte do currículo escolar. Todo esse apoio faz da cidade um grande centro de desenvolvimento do xadrez. Não foi à toa que da cidade pomerana saiu Abias Jacobsen, que com 14 anos já é reconhecido nacionalmente no esporte.
As conquistas são muitas: o estudante foi vice-campeão nacional nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em 2015 com medalha de prata (foto) e conquistou a medalha de bronze na mesma competição, realizada em Londrina, no Paraná, em 2014. Este ano, Abias se consagrou tetra-campeão estadual dos Jogos Escolares do Espírito Santo, a maior competição escolar do Brasil. O jovem se destaca também com bons resultados em competições regionais escolares, dentre experientes jogadores.
Competindo nacionalmente, no último dia 9 o jovem enxadrista foi à João Pessoa, na Paraíba, para disputa nos Jogos Escolares da Juventude, onde representou o Espírito Santo na categoria juvenil do xadrez. No ano passado, não perdeu nenhuma partida. “Abias é, sem dúvida, um dos melhores jogadores de xadrez da atualidade em sua categoria. Ele tem experiência e já ganhou grandes competições no Estado e pelo Brasil”, disse o técnico da seleção capixaba de xadrez, Hans Dettmann Junior.
Os Jogos Escolares da Juventude foram realizados de 10 a 19 de novembro e participaram mais de 3.900 atletas de 15 a 17 anos de todo País. A competição contou com a disputa de 13 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
Xadrez em Santa Maria de Jetibá
Desde o ano de 2007 o município de Santa Maria de Jetibá sancionou a lei 1000/2007 que inclui na grade curricular dos alunos das escolas públicas municipais o xadrez como disciplina educacional. Em 2013, foi aprovada a Lei 10.013/13 que dá ao município o título de Capital Estadual do Xadrez.