Da redação: Elton Luiz Victória
Um novo boletim emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na manhã desta quarta-feira (16), alerta para a possibilidade de chuvas fortes, inundação e deslizamentos de terra em grande parte do Espírito Santo. Em Santa Maria de Jetibá, o nível do rio São Luís é alto e o Santa Maria da Vitória já transborda em alguns pontos, como relataram ouvintes à Rádio Pomerana FM na tarde de ontem.
De acordo com o Cemaden, os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais são mais vulneráveis devido à chuva dos últimos dias. Somente nos últimos 7 dias, choveu mais de 250mm apenas em Santa Maria de Jetibá.

Centro alerta para risco alto de inundações e deslizamentos de terra para grande parte do ES. Foto: Divulgação
A previsão meteorológica do Cemaden é de chuva no decorrer do dia em grande parte do Espírito Santo, no norte do estado do Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais. Em algumas localidades podem ocorrer pancadas de chuva com intensidade moderada a forte. A possibilidade de abertura, manutenção ou atualização de alertas de risco geo-hidrológicos é ALTA para esses estados devido aos acumulados pluviométricos das últimas 48 horas e a continuidade de chuvas na região.
Em novo boletim especial divulgado no final da manhã, o Instituto Capixaba Incaper recomenda um estado de observação para os próximos dias, em virtude do alto volume de chuvas desde o último dia 12. Segundo o instituto, entre esta quarta (16) e quinta-feira (17), a previsão é de pancadas de chuva moderadas em áreas isoladas do estado, com maiores chances a partir da tarde.
Da sexta-feira (18) para a manhã do sábado (19), a chuva deve se intensificar, provocando acumulados significativos em trechos do Espírito Santo, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. Não se descarta uma eventual queda de granizo, exceto nas cidades da Grande Vitória, litoral sul e litoral norte.
Em caso de situação de perigo iminente, o órgão recomenda entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que os mesmos tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.
LEIA TAMBÉM: Confira telefones e informações úteis em caso de emergência. Saiba como agir em situações de perigo.