
Fotos: Secretaria Municipal de Ação Social/divulgação
Da redação: Elton Luiz Victória
O período de férias continua e no mês de janeiro, que antecede o início do novo ano letivo, pode ser uma excelente oportunidade se qualificar. A Escola Móvel de Santa Maria de Jetibá continua oferecendo vagas em diversos cursos gratuitos à população em geral. Ao todo são 28 vagas remanescentes que não foram preenchidas por candidatos na primeira seleção e oferta, em novembro passado.
São vagas no turno vespertino para os cursos de Operador de Computador (08 vagas), Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (10 vagas) e Mecânico de Motores Ciclo Otto (10 vagas). As vagas são oferecidas apenas para o turno da tarde, uma vez que as vagas para o turno noturno já foram preenchidas. Interessados com idade acima de 15 anos podem se candidatar. Segundo Camila Lemke, qualquer pessoa pode se inscrever. “Adolescentes ou estudantes, por exemplo, podem aproveitar esse período de férias escolares para estudar e se qualificar”, disse. Os cursos são rápidos e terão duração de dois meses.
O início das aulas está previsto para janeiro. Alguns cursos podem ter o início prorrogado. O número mínimo de alunos por turma é de 10 alunos. “Os cursos são muito bons e já tivemos cursos com até 122 vagas em turmas compostas por alunos já formados no Ensino Superior, sendo que muitos trabalham durante o dia”, afirmou. As aulas serão ministradas no bairro de São Luís, por professores qualificados na área. “A pessoa que hoje tem uma capacitação adicional possui um grande diferencial no mercado de trabalho”, destaca.
As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Ação Social localizada no Centro da cidade, em frente ao Conselho Tutelar, de 07h30 às 11h da manhã e de 12h30 às 17h da tarde. Os cursos programados pelo Findes e Senai serão oferecidos no município até julho de 2016 e dão direito à certificado após a conclusão do curso. “Um certificado com excelência e credibilidade de ensino oferece grande apoio neste momento de crise econômica, onde há grande dificuldade para encontrar vagas de trabalho. É uma chance que o município dá para todo mundo e deve ser aproveitada, pois todos devem buscar novos conhecimentos sempre”, comentou Camila.
Os documentos necessários para a inscrição são: Cópia de RG, CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e uma declaração original ou cópia do histórico escolar. Segundo Camila, enquanto houver vagas abertas no turno da tarde, o turno do mesmo curso no período da noite não pode ser iniciado. “Os professores só podem dar aula nos cursos à noite quando todas as vagas para os cursos ofertados à tarde forem completadas, é uma exigência das entidades”, disse.
A secretária de Assistência Social informou, ainda, que o comércio local têm absorvido preferencialmente os profissionais formados nos cursos. “Todos os alunos do Curso de Técnico Administrativo hoje estão trabalhando na Coopeavi e no comércio local, eles dão preferência” finaliza.
Mais de 2 mil alunos já passaram pela escola em 2 anos de atividade no município
Confira os números:
2013: 229 vagas
2014: 1018 vagas (291 evasões)
2015: 1.148 vagas
2395: total de alunos cursados pela Escola Móvel na Região Serrana
Parceiros Escola Móvel/realização: Sest/Senat, Senac, Senar, Senai, Ifes e Prefeitura Municipal.
Secretaria de Ação Social
Informações: 3263 4823 – Horário Comercial.