
Foto: Domicio Faustino
Durante o mês de maio diversas regiões do mundo fizeram ações de conscientização e educação para um trânsito melhor, trata-se do movimento “Maio Amarelo”. No Espírito Santo, o Detran-ES realizou uma campanha com mobilização popular com o tema “Rua Coletiva”.
Já em Santa Maria de Jetibá, o movimento chegou por intermédio da Coopeavi e Sicoob, que realizaram no dia 31 de maio mobilizações com seus colaboradores orientando pedestres e motoristas. Além disso, instalaram duas faixas de pedestres móveis, nas ruas Francisco Schwartz e Hermann Miertschink. De acordo com as cooperativas o local foi escolhido devido ao grande movimento de cooperados e colaboradores transitando nas vias e também devido à falta de sinalizações adequadas nas ruas para uma travessia segura dos pedestres, por isso tiveram a ideia de confeccionar e fixar faixas móveis.
Década de Ações para Segurança no Trânsito
Em março de 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.
Por conta dos acidentes, aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Além disso, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte na faixa de 15 a 29 anos de idade; a segunda na faixa de 5 a 14 anos; e a terceira na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito