
Foto: Regiani Kutz/Pomerana FM
Da redação: Elton Luiz Victória
Uma cidade aparentemente “tranquila”. Apenas parece, pois em menos de uma semana, o número de casos de furtos em Santa Maria de Jetibá, impressiona pela ousadia dos bandidos que atuam no município. Duas agências bancárias passaram por tentativa de furto dentro de dois dias. A Caixa Econômica Federal, que fica localizada dentro do prédio da Prefeitura Municipal, no Centro da cidade, foi invadida por bandidos por volta das 03h da madrugada de sábado (20). Dois dias antes, na madrugada de quinta-feira (18), outra agência próxima, a do Bradesco, também sofreu uma tentativa de furto.
Em ambos os casos não foram informados os valores levados e câmeras do circuito de monitoramento estão sendo analisadas pela Polícia Federal. Investigadores da Polícia Civil do município denunciam que a cidade, que não possui delegado, está abandonada. “Não sabemos o que fazer. Algumas ações do nosso trabalho precisam de uma orientação de superiores, que não temos aqui”, afirmou um policial. Segundo ele, as localidades do interior também estão abandonadas, sem policiamento. O atual delegado que responde pelo município trabalha em Santa Leopoldina.
Além dos bancos, os moradores também estão na mira dos bandidos. Na sexta-feira (20), horas antes da tentativa de furto a um dos bancos, a moradora Vanuzi de Menezes Binda Ramos da Silva, teve bolsa e documentos levados por uma dupla que a abordou no bairro Vila Nova, às 13h50, em frente a uma farmácia. A vítima, que estava de moto, foi ferida no pé e socorrida ao Hospital Concórdia. Próximo dali, no bairro vizinho de São Sebastião do Meio, Tatiana Fardim, doméstica, retornava no final da tarde sozinha para casa empurrando sua bicicleta morro acima na ladeira que dá acesso à Rua Jequitibá, em frente a uma faculdade, quando uma dupla a seguiu e agrediu tomando a bolsa. Foram levados documentos, um aparelho celular e dinheiro.
Moradores também denunciam que os bairros foram tomados pelos bandidos. “Em São Luís a coisa tá feia, tem assalto direto!”, disse Paulo Cesar Pereira Filho. Josy Vieira, ouvinte da Pomerana FM, confirma a mesma situação. “Toda semana alguém é assaltado em São Luís na grota do Paulo Pagim, e o pior, sempre de dia e no mesmo local, onde tem uma moita de bambu, então falta segurança, pois os moradores estão com medo. Outro morador preferiu dar sugestões à segurança pública. “Precisamos de mais segurança sim, pois mesmo com os cortes de verba do governo do Estado, acho importante mais ações da Polícia Militar, como as blitz que não estão sendo mais realizadas, aumento do efetivo nas ruas, já que foi formada uma nova turma de policiais recentemente. Mesmo com dificuldade, pode-se fazer mais”, comentou.
A Polícia Militar do município irá se pronunciar sobre os casos e o que está fazendo para contornar a situação, além de prestar alertas e orientações, nesta quinta-feira (03), a partir de 13h, na Rádio Pomerana FM.
LEIA MAIS: Onda de furtos em Santa Maria de Jetibá já soma dezenas de casos em uma semana