Da redação: Elton Luiz Victória
O 1º Torneio de Volei de Praia nas Montanhas, realizado no Campo de areia do Ginásio de Esportes “Hermann Roelke” já classificou seus finalistas. As 11 equipes participantes do torneio não mediram esforços para conseguir um lugar no podium, mas apenas três equipes foram privilegiadas.
Na fase de classificação apenas uma equipe por chave conseguiu passar para a semifinal. No primeiro jogo da semifinal a equipe da SEP conseguiu passar pela equipe do Só Lazer após vencer o jogo pelo placar de 2 X 1. Em outra partida a equipe Vai Que é Sua passou para a grande final após vencer a equipe Fênix por 2 X 0.
Na disputa do 3º lugar a equipe Só Lazer levou a melhor e acabou ficando com a medalha de bronze. Já na grande final a equipe da SEP teve que suar muito para conseguir vencer e forte equipe do Vai que é sua. Após perder o primeiro set a equipe da SEP conseguiu se recuperar e venceu os dois sets seguintes, conquistando assim, o 1º lugar do Torneio.
COMO PARTICIPAR

Campo de areia foi revitalizado e recuperado para os praticantes da modalidade. Foto: Jean Fabian Freire
Jovens interessados em participar dos treinos podem procurar o Núcleo de Lutas, que fica em frente à Escola Graça Aranha, no centro. Quem for maior de 18 anos pode se inscrever diretamente no local onde os treinos são realizados, de segunda à quinta feira, das 18h às 21h. É necessário se cadastrar preenchendo apenas uma ficha de controle e não é necessário o pagamento de nenhuma taxa.
Segundo Jean Fabian Freire, coordenador da divisão de Esportes Individuais e Coletivos e coordenador do projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o projeto já conta com uma média de 30 crianças e jovens, além de 20 adultos. “Vamos aumentar o número de participantes para podermos competir nos Jogos Escolares e selecionar alguns atletas para competir a nível estadual”, disse. Uma equipe poderá representar Santa Maria de Jetibá no estado. Serão escolhidos uma dupla masculina e feminina, e uma dupla da categoria juvenil.
O objetivo também é treinar e formar atletas para competir em outro projeto, “Campeões do Futuro”, da Secretaria do Estado de Esportes e Lazer (Sesport), que dá oportunidade aos alunos à prática esportiva aliada à educação, tornando assim, possível criar um colchão social para afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade, consumo de drogas e álcool ou prostituição infantil. O calendário de competições ainda será divulgado.
Anteriormente, o campo de areia, utilizado em geral por praticantes do esporte e moradores do centro do município, estava abandonado e, com freqüência, era tomado por usuários de drogas. O local foi revitalizado e recuperado com troca de areia fina, alambrado e portão. O investimento na reforma foi de R$ 11 mil e foi entregue em há pouco mais de 1 mês.
Com informações de Jean Fabian Freire