Da redação: Elton Luiz Victória
O Governo do Estado anunciou na tarde da última sexta-feira (07) mudanças que poderão impactar no modo como os estudantes tem acesso à rede pública de ensino. A partir de 2017 todas as matrículas de escolas estaduais, conhecida como “Chamada Pública Escolar” serão feitas unicamente por meio da internet. O comunicado foi feito pelo Secretário de Estado da Educação (Sedu), Haroldo Rocha, em coletiva de imprensa. Na ocasião, o Governo também lançou uma plataforma digital chamada de Sala de Aula Virtual, em que os estudantes terão acesso a uma série de conteúdos que vão complementar o estudo dentro das escolas.
Para fazer as matrículas do próximo ano, os responsáveis pelos estudantes vão precisar apresentar CPF, cópia de conta de energia e contato telefônico na escola em que o aluno estiver matriculado. Esse cadastramento já está aberto. Para os estudantes que não fazem parte da rede estadual, haverá um outro momento para a entrega dos documentos.
O problema é que moradores de municípios como Santa Maria de Jetibá ainda encontram grande dificuldade para acessar a internet. O interior e até mesmo a cidade ainda sofre com a ausência de sinal de telefonia celular 3G e a internet banda larga fixa cobre uma área ainda menor – apenas os bairros e algumas localidades mais populosas. A Escola Estadual Graça Aranha, do bairro Centro, ainda não possui internet wi-fi liberada para o acesso dos estudantes, por exemplo. Porém, de acordo com o Secretário, estudantes que não tiverem o acesso à internet, terão alguma alternativa para efetuar a matrícula. “O preço do equipamento digital hoje (celulares, tablets) está num nível que não acredito que seja uma barreira, mas o nosso esforço é fazer utilizar o que a escola tem”, disse Haroldo em coletiva.
Os pais/responsáveis dos estudantes que, atualmente, estão matriculados na rede estadual, deverão realizar – até o dia 28 de outubro – a atualização dos dados cadastrais para garantir a rematrícula/transferência interna para o próximo ano. A atualização deverá ser feita na escola na qual o estudante está matriculado, com a apresentação dos documentos.
Aquele que não realizar a atualização cadastral não terá a garantia da vaga do estudante para 2017. A medida também será válida para os pais/responsáveis que planejam matricular seus filhos na rede estadual no próximo. A partir desse ano, será indispensável a apresentação dos documentos para efetuar a matrícula na rede estadual.
Sala de Aula Virtual
Outra novidade anunciada foi a “sala de aula virtual” que é uma nova ferramenta integrada ao novo portal Sedu Digit@l (http://sedudigital.sedu.es.gov.br), que vai organizar o acesso a todas as plataformas que integram o programa em um único local. A ideia da sala de aula virtual é oportunizar que a qualquer momento, em praticamente qualquer lugar, os estudantes possam obter novas maneiras de criar e compartilhar.
Na sala de aula virtual, estudantes e professores poderão definir seu roteiro de estudo, selecionar ferramentas e conteúdos, incluindo os aplicativos, para produção de conhecimentos, revisão de conteúdos, reforço da aprendizagem, aprofundamento de estudos, dentre outros.
“Atualmente, mais de 80% dos estudantes possuem smartphone. A nossa proposta é trazer um novo conceito de educação, o ensino híbrido, onde os estudantes vão ter o ensino presencial nas escolas e o ensino virtual por meio de ferramentas digitais. Com a sala de aula virtual, estudantes e professores poderão criar estratégias voltadas para a aprendizagem personalizada ou assistida, atendendo as demandas de aprendizagem dos alunos”, explicou o secretário.
A plataforma coloca a disposição do professor a coleção de ferramentas do Office 365 para apoio do seu planejamento e uso com os estudantes, de forma que instigue a autoria e a criação de novas práticas e comunidades de aprendizagem em todas as escolas da rede. Todos os estudantes da rede estadual de ensino, a partir do 9º ano, acompanhados de seus professores, poderão acessar a plataforma. Uma vez que caberá a eles definir as ferramentas e tipo de atividades a serem desenvolvidas.
Para acessar, o professor/estudante deverá informar o número funcional ou o Registro do Aluno (RA), nome e data de nascimento. O sistema consolidará os dados informados pelos usuários com os existentes na rede, para validação e liberação de login.Estudantes e professores podem usar as versões online do Office 365 e 1TB de armazenamento online.
Mudanças no Regimento Escolar
No regimento escolar estão contidas as normas de convivência das unidades de ensino, com os papéis, direitos e deveres de toda a comunidade escolar (estudante, professor, pais/responsáveis, diretor e os demais funcionários). O documento vai passar por adaptações relacionadas ao uso do celular nas escolas. Estas mudanças também foram anunciadas durante a coletiva.
Considerando a Lei Nº 10.506/2016, de 31 de março de 2016, publicada no Diário Oficial do Estado em 01 de abril de 2016, que revogou a Lei Nº 8.854 de 22 de abril de 2008, que proibia do uso de telefone celular nas salas de aula dos estabelecimentos da rede estadual de ensino, algumas adaptações tornaram-se necessárias no regimento.
O programa Sedu Digit@l visa desenvolver a cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento, metodologias ativas, estímulo ao engajamento e produção de conhecimento e valorização das produções escolares.