seu nome:
seu e-mail:
música desejada:
domingo, 05 de setembro de 2010
Página Inicial
Cesan vai repassar recursos para preservação de nascentes
Notícias em destaque - 27/06/2010 04:53:07
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e produtores rurais dos municípios de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá firmaram convênio para a preservação das nascentes e áreas de recarga dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória, dentro do Projeto Nascentes. Por meio das associações de produtores rurais desses municípios, a empresa vai repassar recursos da ordem de R$ 98 mil aos agricultores. As associações vão gerenciar a execução do projeto e os agricultores vão atuar recuperando a vegetação de regiões devastadas e protegendo as áreas de nascente.

Com esse investimento, a empresa vai proteger 6,78 hectares de vegetação, sendo 4,7 hectares de áreas recuperadas, beneficiando diretamente 74 agricultores dos municípios de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá. Ao todo, o projeto vai recuperar e manter 17 áreas das bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória. Com a preservação das áreas de nascente, 1,6 milhão de capixabas serão beneficiados.

O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (22), em Paraju, Domingos Martins, com a presença do diretor de Meio Ambiente e Administração da Cesan, Luiz Moulin, e do diretor de Operação do Interior, Carlos Martinelli, além de secretários municipais e os agricultores parceiros no projeto. Durante a solenidade, os representantes dos produtores rurais dos dois municípios receberem o convênio e o plano de trabalho do Projeto Nascentes.

Parceria

“O Espírito Santo é um estado pobre em recursos hídricos. Por isso, temos que saber como conservar essa água e distribuí-la para atender à população e ao crescimento econômico, preservando a natureza”, destacou Luiz Moulin. Ele ressaltou ainda a importância dos agricultores no desenvolvimento do Projeto Nascentes. “Os senhores, que já são produtores de alimentos, também serão produtores de água, guardiões das nascentes dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória”, afirmou. E acrescentou: “o projeto será realizado através de uma parceria com quem trabalha, com que produz, sem intermediação”.

Jorge Francisco Zatta, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, lembrou que os gastos para tratar a água são cada vez maiores, e melhorar a qualidade da água é o principal desafio. “Nós, agricultores, devemos ser difusores do projeto nas nossas comunidades, pois a água é um bem escasso”, disse.

O presidente da Associação de Agricultores de Boa Esperança, em Domingos Martins, Odilson Bourguignon, ressaltou a importância da participação dos agricultores. “Para que a iniciativa dê certo, precisamos da colaboração de todos os associados no desenvolvimento do Projeto Nascentes”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente de Santa Maria de Jetibá, Elimar Santos, recebeu com entusiasmo a iniciativa da Cesan de se preocupar com o volume e com a qualidade da água dos rios Jucu e Santa Maria, que abastecem quase 50% da população capixaba. Para o secretário de Meio Ambiente de Domingos Martins, Marcos Soares, o ponto principal do Projeto Nascentes é atrair o produtor como parceiro para o desenvolvimento dos trabalhos.

O Projeto Nascentes tem como objetivo principal aumentar a produção de água e melhorar sua qualidade, em parceria com os produtores rurais das bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória, que banham 10 municípios da Grande Vitória e da Região Centro-Serrana do Estado.

Lançado no dia 22 de março deste ano, em comemoração ao Dia Mundial da Água, o projeto também vai contribuir com a meta do Governo do Estado no aumento da cobertura florestal e para difundir boas práticas de conservação do solo.

Atendimento ao Cliente:
115 - A ligação é gratuita de qualquer telefone.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo
voltar
 
  Alejandro
Lady Gaga
  Amo noite e dia
Jorge e Mateus
  Pensa em Mim
Alex e Yvan
  Pra Você Lembrar de Mim
Luan Santana
  Sinais
Luan Santana
 
 

 
 
©2007 Rádio Pomerana FM. Todos direitos reservados.