seu nome:
seu e-mail:
música desejada:
sábado, 04 de setembro de 2010
Página Inicial
Reinauguração do Museu da Imigração Pomerana
Notícias em destaque - 01/06/2010 13:25:16
No dia 18 de junho às 18 horas na Rua Dalmácio Espíndula, acontece a reinauguração do Museu da Imigração Pomerana de Santa Maria de jetibá

Por ser o Município de Santa Maria de Jetiba considerado um marco da imigração pomerana no Estado do Espírito Santo, o Museu da Imigração Pomerana surgiu com a finalidade de resgatar, fortalecer e preservar a memória dos primeiros habitantes do município, que foram os pomeranos.

O Museu foi instalado em uma casa com características pomeranas, construída em 1935 e que durante muito tempo serviu como sede da antiga Estação de Fruticultura. Foi inaugurado em 20/07/1991 e possui cunho bastante didático e a sua apresentação segue uma ordem cronológica através de painéis, mapas, documentos, fotos e objetos que narram a história da imigração, expondo a situação sócio-econômica e política da Pomerânia do Século XIX, que motivaram os pomeranos a imigrarem.

Com o decorrer dos anos, a tão importante casa de 1935 foi apresentando danificações em sua estrutura, que de acordo com o problema ia sendo reparado, adiando um restauro completo do imóvel.

Até que em 2006, qualquer tipo de reforma se tornou impossível, o que levou a administração a transferir o acervo museológico para instalações provisórias, iniciando com recursos próprios a reconstrução do Prédio seguindo a arquitetura original, para abrigar este o rico acervo que personifica a saga do povo Pomerano que há 150 anos deixaram a sua terra, na Europa passando por inúmeras dificuldades, perigos, doenças e mortes até chegarem à nova terra, conhecida até mesmo como “Nova Pomerânia” onde puderam construir um novo sonho, uma nova vida cheia de fartura, cercada por belezas naturais, rios, montanhas e vales, formaram uma sociedade que foi crescendo e hoje é a cidade mais pomerana do Brasil e que com muito orgulho preserva viva a cultura e as tradições que lhe foram deixadas.

As novas instalações oferecem conforto e segurança a munícipes e visitantes, além de novidades no acervo e informações nas línguas Portuguesa, Pomerana e Inglesa.


Horários para visitação:
De terça-feira a sexta-feira de 09h às 17h, sábados, domingos e feriados de 11h às 17h.

Agendamento de visitas no telefone 27 – 3263-2727
voltar
 
  Alejandro
Lady Gaga
  Amo noite e dia
Jorge e Mateus
  Pensa em Mim
Alex e Yvan
  Pra Você Lembrar de Mim
Luan Santana
  Sinais
Luan Santana
 
 

 
 
©2007 Rádio Pomerana FM. Todos direitos reservados.